A tecnologia na educação caracteriza-se pela introdução de ferramentas diferenciadas em sala de aula que utilizam recursos em multimídia, internet, animações e programas específicos facilmente executáveis em computador.

Considerada por alguns professores como a solução dos problemas de aprendizagem e vista por outros ainda com certa resistência, o fato é que a tecnologia está se consolidando cada vez mais na educação. Essa ferramenta pedagógica deve ser pensada de forma a contribuir para o aprendizado. Por isso, os professores devem analisar qual é o melhor recurso a ser utilizado conforme o conteúdo ministrado. A didática de ensino e a autoridade do professor devem ser soberanas nesse sentido.

Para que os recursos tecnológicos sejam utilizados no ambiente acadêmico com sucesso é necessário o engajamento dos professores, apoio integral da direção e recursos financeiros para implantar ferramentas de qualidade. Os benefícios da inserção da tecnologia na educação são bem interessantes e você pode conferir a seguir!

Aprimora o processo ensino-aprendizagem

A tecnologia pode ser uma grande aliada para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com a inserção de recursos tecnológicos tais como animações, imagens tridimensionais ou entrevistas online com pesquisadores renomados é possível chamar a atenção dos alunos. A aula se torna mais dinâmica, os alunos se interessam pela novidade e o aprendizado flui espontaneamente.

Estimula a aprendizagem mútua

A vertente dos professores que adotam a sala de aula invertida tem mostrado os benefícios da inserção da tecnologia nas salas de aula. Com a apresentação prévia do conteúdo a ser ministrado, os professores poderão direcionar a aprendizagem do aluno guiando-o para o raciocínio lógico e descoberta dos fenômenos intrigantes da atualidade.

Para os professores que mantêm o método tradicional, a inclusão de recursos tecnológicos também enriquece a aula juntamente com a didática interessante na condução dos ensinos.

Melhora o desempenho dos alunos

Alunos motivados se empenham em tirar boas notas. O interesse pela metodologia inovadora aumenta, os alunos ficam mais interessados e procuram conhecimentos além dos ministrados em sala de aula.

Com isso o desempenho nas avaliações tende a melhorar gerando satisfação tanto da escola quanto dos pais e responsáveis.

Desenvolve aulas com estratégias inovadoras e estimulantes

A tecnologia a serviço da educação pode proporcionar experiências nunca antes imaginadas. Desta forma, é possível apresentar vídeos e imagens reais do conteúdo ministrado e fomentar discussões produtivas e interessantes.

Computadores conectados à internet podem enriquecer uma aula de história realizando visita guiada a um museu. Nas aulas de ciência é possível apresentar uma animação de como funciona o cérebro humano. Também é possível conectar com personalidades científicas e trocar informações a respeito de acontecimentos no Brasil e no mundo.

Melhora o diálogo entre alunos e professores

Com o auxílio de metodologias diferenciadas de diálogo é possível aproximar alunos e professores. A nova tendência para trabalhar essa relação é através do CRM (Customer Relationship Management), ou seja, o gerenciamento de relacionamento com o cliente.

 Através dessa estratégia é possível gerenciar os processos administrativos das escolas tais como trancamentos de matrículas, desistências, relatórios gerenciais e assim proporcionar um diagnóstico situacional da instituição acadêmica. Além disso, é importante criar uma visão holística do aluno e planejar ações para melhorar o relacionamento com professores e demais funcionários da instituição.

A tecnologia na educação é um processo contínuo e sem possibilidade de retrocesso. As vantagens da aplicabilidade vão ultrapassar as fronteiras reais do conhecimento e avançar por caminhos a serem desvendados entre professor e aluno. Porém, como toda estratégia inovadora, deve ser utilizada com parcimônia para não criar dependência e nem substituir o professor como grande mestre das salas de aula.

Gostou do artigo? Quer conhecer mais informações sobre esse assunto, ou expressar sua opinião? Deixe o seu comentário!